SEGUNDA A SÁBADO 8H ÀS 19H | DOMINGO 8H ÀS 12H | FERIADOS 8H ÀS 12H30

INGREDIENTES

¼ de couve-flor

½ abobrinha

½ pimentão vermelho

4 rabanetes

½ cenoura

½ xícara (chá) de cogumelos-de-paris frescos

½ xícara (chá) abóbora japonesa em cubos médios

azeite a gosto

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

MODO DE PREPARO

1. Descarte as folhas, o talo central e corte a couve-flor em floretes pequenos. Transfira para uma tigela e lave bem sob água corrente. Deixe escorrer numa peneira enquanto prepara os outros ingredientes.

2. Mantenha a casca e, com uma escovinha para legumes, lave sob água corrente a abobrinha, o pimentão, e os rabanetes. Descarte as pontas e corte a abobrinha ao meio no sentido do comprimento. Corte uma das metades ao meio novamente e fatie em pedaços de cerca de 1 cm – reserve a outra metade para uma próxima receita.

3. Descarte as sementes e corte o pimentão em quadrados de cerca de 2 cm. Corte os rabanetes em quartos. Descasque e corte a cenoura em meias-luas grossas. Com um pano de prato úmido, limpe os cogumelos e corte cada um ao meio.

4. Leve ao fogo médio uma bistequeira (ou frigideira grande antiaderente) para aquecer. Regue com 1 colher (chá) de azeite e grelhe os legumes em etapas para que todos fiquem em contato com o fundo da bistequeira – quando amontoados, os legumes criam água e cozinham no próprio vapor em vez de grelhar.

5. Comece grelhando os legumes mais firmes que precisam de mais tempo no fogo (abóbora, couve-flor, cenoura, rabanete e pimentão); deixe por cerca de 3 minutos até ficarem tostadinhos e vire com uma pinça para dourar todos os lados por igual, sempre regando com azeite a cada leva. Finalize com a abobrinha e cogumelos que são mais delicados e soltam líquido na hora de grelhar.

6. Transfira os legumes grelhados para uma travessa. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto e sirva a seguir com Fondue de queijo brasileiro.